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SASUTAD
 
Bolsas de Estudo e por Mérito co-financiadas pelo FSE e pelo Estado Português no âmbito do POPH:
 União Europeia - Fundo Social Europeu  República Portuguesa   Programa Operacional Potencial Humano  Quadro de Referência Estratégico Nacional
Regiões Elegíveis: Centro, Norte e Alentejo

 

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso..., atribuída pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros. 

 

PRAZOS DE CANDIDATURA: 2013/2014
- Entre 25 de junho e 30 de setembro;
- Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
- Entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo.
 

PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA
As candidaturas são efetuadas através da plataforma on-line da DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), nas condições e procedimentos indicados:

  

Esta área é reservada ao estudante, com credenciais de acesso, para candidatura a bolsa de estudo on-line, em plataforma informática da DGES.

 

CREDENCIAIS DE ACESSO
- Com credenciais de acesso: deverá utilizar as credencias de anos anteriores, “criar” o processo para 2013/2014, preencher o formulário e submeter a candidatura no prazo estabelecido.
- Sem credenciais de acesso: para obter as credenciais deverá dirigir-se aos SASUTAD, preencher o Pré-Registo e as credenciais serão enviadas por SMS para o telemóvel pessoal do Candidato. Poderá ainda enviar o Pré-Registo por correio eletrónico para sasutad@utad.pt e anexar cópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão do Cidadão. Os estudantes que ingressam no ensino superior através do regime geral de acesso obtêm as credenciais aquando da candidatura ao ensino superior.
- Perdeu as credenciais de acesso: poderá recuperá-las em Esqueceu a sua Palavra-Passe? 

 

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO
Antes de iniciar o preenchimento do formulário, deverá ler com atenção o Guia do Candidato e reunir os seguintes elementos: documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar (BI, CC, NIF e NISS), Número de Identificação Bancária (NIB) do Candidato, IRS do agregado familiar referente ao ano de 2012, Extratos bancários integrados a 31 de Dezembro de 2012 (património mobiliário) e Declaração de Bens Imóveis (património imobiliário).
Tipologias de IRS para cada elemento do agregado:
- Declaração Eletrónica: se IRS entregue pela internet, ver exemplo de NIF da Declaração e Código de Validação;
- IRS entregue em papel: se entregue em papel nas Finanças, ver exemplo de NIF da Declaração;
- Não tem Declaração: quando não foi entregue IRS no ano civil em causa (2012).

No caso de pretender efetuar correções ou alterações aos dados preenchidos, após a submissão da candidatura, deverá fazê-lo por escrito (documento do Word ou Requerimento Multifunções), devidamente assinado pelo candidato, visto que depois de submeter a candidatura não pode efetuar alterações, com a exceção do separador “2. Dados Pessoais”. Este documento deve ser adicionado ao processo juntamente com os restantes documentos solicitados.

 

ADICIONAR DOCUMENTOS
Não se aceitam documentos enviados por correio eletrónico (e-mail), por correio normal (CTT), nem entregues pessoalmente ao balcão de atendimento dos SASUTAD.
Os documentos solicitados variam de acordo com a situação socioeconómica de cada candidato. Normalmente são os que constam da Listagem de Documentos.
Os documentos digitalizados não podem ter um tamanho superior a 500 kb. Poderá diminuir o seu tamanho abrindo os documentos com o programa “Microsoft Office Picture Manager”, ir a “Imagem” > “Comprimir Imagens” > escolher formato para “Documentos” > clicar em “OK” > e “Guardar”. Os documentos, após a digitalização, devem ficar legíveis.
Os rendimentos não englobados em sede de IRS são declarados no boletim de candidatura. No entanto, podem também ser declarados no seguinte formulário – Declaração de Honra.
Se tiver dificuldade em digitalizar os documentos, os SASUTAD disponibilizam scanners e apoio técnico na sede dos SASUTAD (em Codessais, junto ao CIFOP) e nas residências de estudantes.

 

RESULTADOS
Os resultados são publicados individualmente na página pessoal de candidatura a bolsa de estudo do candidato. São enviadas notificações para o endereço eletrónico do candidato (indicado na página do candidato) e são também publicados em listagens gerais na página dos SASUTAD em: Listagens/Resultados.

 

PAGAMENTOS
O pagamento da bolsa é efetuado pela DGES, mensalmente, diretamente ao estudante através de transferência bancária.
Sempre que é efetuado um pagamento, é enviada, pela DGES, uma mensagem de aviso para todos os bolseiros, para o nº de telemóvel indicado pelo estudante no requerimento para atribuição de bolsa de estudo.
Para mais informações p.f. consultar o Be.Com: Balcão Eletrónico da DGES.

 

CONDIÇÕES DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO
Para beneficiar de bolsa de estudo tem de cumprir as condições fixadas no artigo 5.º, sem prejuízo das situações previstas nos artigos 6.º a 11.º, do Despacho n.º 8442-A/2012, de 22 de junho, retificado pela Declaração de Retificação n.º 1051/2012, de 14 de agosto.

Para simular a bolsa de estudo, p.f. consultar Simulador de Bolsa da DGES. 

 

COMPLEMENTOS DE ALOJAMENTO
- Alojamento em Residência Universitária dos SASUTAD: para estudantes bolseiros deslocados a quem tenha sido concedido alojamento em residência dos serviços de ação social beneficiam, no período letivo em causa, de um complemento mensal, igual ao valor base mensal a pagar pelos bolseiros nas residências, até ao limite de 17,5% do IAS (€73,36);
- Alojamento sem vaga em Residência Universitária SASUTAD: para os estudantes bolseiros deslocados a quem não tenha sido atribuído residência universitária (sem vaga) acresce, à bolsa de estudo, o valor do encargo com o alojamento (mediante a apresentação do contrato de arrendamento em nome do estudante, devidamente validado pelas Finanças e dos recibos mensais de renda) até ao limite mensal de 30% do IAS (€125,77).

 Informações Úteis

 
 
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